5 dicas de quarto infantil

Veja 5 dicas de quarto infantil e saiba como adaptar este cômodo da casa de acordo com a idade da criança, deixando-o sempre atual e decorado.

5 dicas de quarto infantil

A infância é o período compreendido de 0 a 12 anos de uma criança. Daí, quando se resolve decorar um quarto infantil, é necessário se levar em conta a idade da criança, pois nesse período o desenvolvimento é muito grande.

A criança até aproximadamente dezoito meses não faz muita distinção das coisas à sua volta. Depois começa, então, a explorar seu mundo.

Mostraremos neste artigo algumas dicas para decoração  de quarto para as diversas fases da infância, de forma que seja uma decoração bonita, simples e sem envolver gastos exagerados que inviabilize o quarto da criança.

Dica nº 1 – O quarto do Bebê

Já antes de nascer, tem início os trabalhos para esperar o novo membro da família. É natural, nesta fase, que os pais, ou mais propriamente a mãe, queiram preparar o quarto infantil com tudo que possam comprar.

Nessa idade, o quarto é montado com a cara dos pais, para que familiares e amigos possam ser bem recebidos, em um quarto bonito e aconchegante.

Desse modo, deve-se pintar o quarto com uma cor suave e preenche-lo com um berço, contendo um bom colchão e véu de mosqueteiro, uma cômoda e uma cortina. Não se deve esquecer também do roupeiro, um importante utensílio.

Algum elemento decorativo como bichinhos de pelúcia, ou adesivos nas paredes, podem ser usado desde que não saturem o visual tornando o ambiente cansativo.

Dica nº 2 – A primeira infância

A partir do terceiro ano de vida, a criança já esta mais independente. A primeira mudança é a cama, pois o berço talvez esteja pequeno, ou não segure mais a ferinha.  A cama é mais apropriada, embora ainda se mantenha a grade de proteção.

Talvez aí a criança até já possa opinar na decoração que pretende fazer. Mas sempre sobre controle do adulto, para que ela comece a entender limites, de que nem tudo é como ela pensa.

Porém, já será necessário incluir uma prateleira  baixa no quarto infantil para guardar os brinquedos. Essa estante não pode ser alta nem estreita, para evitar que venha a tombar sobre a criança. Mantenha o restante da decoração anterior.

Dica nº 3 – A segunda infância

A partir daqui você pode fazer uma mudança um pouco mais radical no ambiente. Mudar a cor das paredes, um tapete, ou mesmo revestimento total do piso com EVA, para evitar que se machuque nas inevitáveis quedas.

E pode incluir no quarto infantil, se couber no quarto e no orçamento, é claro, uma caixa para os brinquedos que não vão caber na estante, e uma mesa plástica mais baixa.

Pois nessa fase, dos 3 aos 6 anos, as crianças se tornam mais independentes, querem explorar o mundo ao seu redor, início do desenvolvimento dos padrões de comportamento, de aspectos básicos de responsabilidade.

Começam a se preparar para a terceira infância e para a idade escolar. A curiosidade é uma característica que não pode ser ignorada, pois vai refletir no futuro interesse pelo aprendizado.

Dica nº 4 – A terceira infância e a idade escolar

Bem, daqui para frente, tem início os “por quês”. Então é o momento de fazer uma nova adaptação do ainda quarto infantil. Nessa ocasião, já pode tirar a mesa plástica, pois talvez ele nem esteja mais usando, e incluir uma estante.

A estante deve ser baixa, que é para os livros e material escolar. Pode substituir alguns brinquedos, pois o gosto pelos bichinhos passou para os carrinhos.

Dica nº 5 – Você não muda mais.

Agora é a vez de eles escolherem o que querem colocar no “não mais quarto infantil”. Sua criança já é adolescente.

Categoria: - Ambientes

Deixe seu comentário

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, Faça Login ou Cadastre-se