Dicas para limpar seus móveis

Confira algumas dicas importantes de como limpar seus móveis adequadamente, de acordo com o material e, assim, deixe-os sempre conservados.

 Dicas para limpar seus móveis

Sua casa, de maneira geral, é o centro de todas as suas preocupações, seja com a família, com a manutenção, a limpeza da casa, e em particular, sempre em busca de uma fórmula prática e simples de como limpar seus móveis.

 

Passam-se os anos, e o tempo deixa suas marcas nos objetos, nos móveis, enfim em todos os lugares. Seja pelo acúmulo de poeira, pelo ressecamento, umidade, ou mesmo pela gordura do próprio corpo, as marcas vão se acumulando.

 

E se não houver uma limpeza constante e acurada, os objetos vão perdendo o viço, ou mesmo se deteriorando. Daí a importância de uma constante manutenção e de um processo adequado de limpeza e higienização.

 

Porém, é preciso saber que para cada móvel ou objeto existe uma forma ou técnica diferente. Sendo assim, as dicas para limpar seus móveis sofrerão variações conforme o objetivo da limpeza.

 

Cronograma para limpeza de seus móveis

 

Se você não tem uma pessoa encarregada da limpeza, que execute tais serviços com profissionalismo e cuidados é melhor se programar, montando um programa das tarefas a serem realizadas.

 

Primeiramente, é sempre interessante traçar uma rotina para uma limpeza adequada, por exemplo, o que será limpo diariamente, o que pode ser limpo com uma frequência semanal, quinzenal ou mensal, aí então basta se programar para tal empreitada.

 

Não vamos nos perder na imensa variação, tanto de técnicas para limpar seus  móveis e objetos, nem quanto de produtos usados para tais fins. Vamos nos limitar aos mais comuns e de preparo mais simples.

 

Móveis de madeira ou de MDF

 

A poeira é impossível de se conter, portanto, deve ser retirada diariamente para que não se acumule formando uma crosta. Para tanto basta um pano macio e levemente umedecido, apenas o necessário para segurar a poeira.

 

Panos de limpeza geral não são indicados, pois podem conter alguma impureza que pode arranhar em vez de limpar seus móveis. Mesmo o pano seco por si só não segura poeira e pode danificar o móvel.

 

Procure ainda evitar que tais peças fiquem expostas aos raios solares, pois o que pode parecer sem importância, pode estar acabando com seu móvel devagar. Evite também lugares úmidos, pois a umidade e a madeira não são boas parceiras.

 

Quinzenalmente, use óleo de peroba ou encere com cera em pasta incolor. Evite lustrar móveis, pois este produto geralmente é feito à base de água, o que vai deixar o móvel úmido, podendo danificá-lo.

 

Móveis compostos com vidro, espelho e box

 

Utilize esponjas ou panos macios de algodão que não soltem fiapos. Os rodos compostos de espuma e borracha (dupla face) são muito úteis na limpeza de grandes superfícies.

 

Os produtos encontrados nos supermercados nem sempre são eficientes para limpar seus móveis, sejam eles compostos de vidro ou totalmente de vidro, nem mesmo para box ou espelhos. Caso não goste do resultado, você pode usar produtos próprios para este tipo de limpeza.

 

Estofados

 

De uma maneira geral, os estofados vêm com uma etiqueta com letras orientando a melhor forma de higienização. As letras são as seguintes:

 

O = Tecido lavado com água;

W = Apenas pano úmido e produtos específicos;

P = Lavagem a seco;

F = Para higienização procure profissionais.

 

O que se pode fazer em qualquer estofado é passar o aspirador de pó com a ponta de escova. Certamente esse procedimento irá evitar o acúmulo de poeiras.

 

Como se pode ver, em qualquer ação que se pode fazer para limpar seus móveis é preponderante que a primeira etapa se restrinja a retirada da poeira, pois quando se acumula nas frestas ou recortes fica muito difícil de ser eliminada.

Categoria: - Cuidados com sua mobília

Deixe seu comentário

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, Faça Login ou Cadastre-se